01 setembro 2015

Resenha: Garota, Interrompida


Mais uma resenha pra vocês (YAY)!!!! Gosto tanto de resenhar livros aqui, sempre que termino de ler um, eu sinto a necessidade de falar com alguém hahaha e tenho certeza que não sou o único.
Eu li Garota, Interrompida faz uns 4 meses (ou mais). Por que eu só vim resenhar agora? Eu também não sei! Hahaha




Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali.

Susanna (sim, é a história da autora) era uma jovem comum, ia pra escola, tinha amigos e uma família boa. Mas, um dia, ela se vê indo para o hospital. No começo, pensa que está indo ao dermatologista, mas na verdade está indo a um hospital psiquiátrico pra ser internada. Ela tinha tentado suicídio. Quando ela chega no hospital, percebe que existem outras meninas iguais a ela, porém algumas são mais "doentes" que ela. A partir daí, ela começa a contar como é o cotidiano dela e das outras meninas dentro do hospital.

em alguns capítulos tem guias de internação, tipo esse tremi um pouco na hora de tirar a foto
A história é contada do ponto de vista de Susanna, mas ela não conta só o que acontece com ela. No decorrer do livro, outras meninas são apresentadas, inclusive Lisa, que é a mais citada no livro. Tem até algumas histórias da Lisa e de coisas que aconteceram com ela, no hospital e fora dele.

Em alguns momentos, ela narra como são tratadas pelas enfermeiras e pelas pessoas de fora. Tem uma parte específica que todas as meninas vão dar um passeio pela cidade, e ela narra de um jeito que parece que você sente as pessoas te olhando de um jeito estranho, como se fosse um monstro. Por ser uma história real, parece que você sente tudo o que ela sente. 


Tem algumas partes que ela descreve o que ela passou (e não é a Demi!!!) e como ela tentou se suicidar. Não é muito detalhado, então não é muito forte, mas o jeito que é narrado te deixa pra baixo. Esse livro tem um "final feliz", diferente de outros com o mesmo tema. Apesar de ser um livro curto, ele é meio difícil de ler por se tratar de um problema psicológico.


O ultimo capitulo foi o que mais me tocou. É nele que é explicado o nome do livro, e é tão bonito (quase chorei haha). Uma coisa que eu gostei é que o livro não é narrado em tempo cronológico, em algumas partes até parecem contos e que, se você tirar do livro, da pra ler tranquilamente e entender tudo. Apesar de romance policial ser o meu gênero preferido, eu gosto muito de ler livros assim, que me tocam e passam uma mensagem.

Eu gostei muito de ler esse livro, e quando terminei, fiquei com ainda mais vontade de ver o filme! Acho que quando eu assistir, vou fazer um post comparando o livro e o filme.

Autora: Susanna Kaysen
Editora: Única Editora
Páginas: 192
Classificação: 4/5

Alguém já leu o livro ou quer ler? Conta aqui nos comentários! Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais!



Um comentário:

  1. Já ouvi falar muito desse filme mas não sabia que tinha um livro dele! Agora que li sua resenha fiquei com vontade tanto de ler o livro quanto ver o filme hehe Também adoro histórias que nos tocam.. Quem é você Alasca foi um dos que mais fizeram isso pra mim. Enfim, você escreve muito bem :) visitarei aqui mais vezes.. beijos

    ResponderExcluir